quarta-feira, 1 de maio de 2013

Metro-Shacman anuncia investimento de nova fábrica de caminhões

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Metro-Shacman, representante exclusiva da marca de caminhões chinesa Shacman, anuncia, com o apoio da Investe São Paulo, o investimento de R$ 400 milhões em uma unidade de montagem de caminhões pesados e extrapesados no município de Tatuí, a 140 km de São Paulo.
Em uma área de 53 mil m², próxima à rodovia Castelo Branco, a empresa irá adaptar uma planta já existente de 12 mil m². A estimativa é que a produção inicie em meados de 2014, com capacidade instalada de dez mil unidades ao ano para atender a demanda do mercado de caminhões pesados e extrapesados, de 380 a 440 cavalos de potência.
Serão gerados cerca de mil empregos diretos com o início da produção. “Tatuí ganhará com a instalação da empresa e a Shacman ganhará com uma localização privilegiada, com fácil acesso a fornecedores, excelente infraestrutura e mão de obra qualificada, com cursos voltados para a demanda da empresa na Fatec e na Etec da cidade”, destaca Luciano Almeida, presidente da Investe São Paulo.

TNT Brasil investi em tecnologia de ponta

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A TNT tem investido em tecnologia aplicada em transportes como labelling (etiquetagem com código de barras), scanning (conferência eletrônica de cargas) e sorters (equipamento de separação automatizada de cargas) em sua operação doméstica brasileira. Uma das apostas da empresa é ter 100% dos volumes verificados por scanners em suas filiais. Atualmente, os terminais de São Paulo, Campinas e Porto Alegre, além de diversas outras unidades, já atingiram essa meta e têm as cargas conferidas eletronicamente.
A companhia investiu também em dois terminais altamente automatizados. Com um pouco mais de um ano de operação, os sorters da TNT, como são conhecidos, instalados em São Paulo e Campinas, já apresentam um aumento de 57% no volume de cargas processadas com o mesmo número de profissionais. Além disso, são movimentados quase cinco mil volumes por hora, número pelo menos duas vezes maior que o realizado antes da implementação.
“O processo de descarga e separação de carga hoje dura em média 40 minutos nesses terminais. Essa atividade chegava a levar até oito horas em alguns casos. Nossa expectativa inicial foi atingida: conseguimos reduzir drasticamente o tempo do processo e, consequentemente, o tempo de trânsito oferecido ao cliente, demonstrando muita agilidade e confiabilidade para o mercado”, destaca Fabiano Fração, diretor de tecnologia da TNT Brasil.

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